o-que-e-ser-criativo
Psicologia

O que é ser CRIATIVO?

By

O italiano Domencio Di Masi deu uma caracterização muito boa:

Criatividade é a confluência de fantasia com a concretividade.

Fantasia é a capacidade de se ter idéias novas, concreticidade é a capacidade de concretizarem as idéias na prática, construindo objetos, instituições situações que sejam úteis para si e para os outros.

Uma pessoa que só tem fantasia é um diletante, isto é, cultiva o que não serve para nada, por outro lado uma pessoa que só tem concretividade é um burocrata, incapaz de sair das regras que determinam todas as suas ações.

A tv e os eletrônicos, por apresentarem sempre imagens prontas, em geral sucedendo-se em rapidez vertiginosa, impedem a criação de imagens mentais próprias, prejudicando com o tempo, a capacidade de criá-las interiormente.

A imaginação do brincar infantil é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, moldando as maneiras com que as crianças interagem com seu ambiente. Em crianças que ficam acima de 5 horas em frente a tecnologia dos eletrônicos, o córtex cerebral é vazio como um deserto, elas sofrem uma perda total da imaginação, algumas crianças não tem nem mesmo a capacidade de desenhar de memória um objeto de uso diário como uma xícara.

Penso também que a “concretividade” é prejudicada, pois o eletrônico tudo é virtual perdendo-se (em casos de crianças em formação e adolescente, não chegam a desenvolver) o senso da realidade necessário para realizar coisas práticas úteis.

Para se ter concretividade é necessário um profundo conhecimento e senso prático da realidade do mundo e do relacionamento social, isto é particularmente trágico com relação a criança pois ainda não distinguem fantasia de realidade. Uma das coisas perniciosas garantidas que faz a educação no lar e na escola é matar a fantasia.

criatividade-infantil

Podemos dizer que o adulto imaginativo, que sabe fantasiar, é aquele que preservou essa capacidade desde sua infância, infelizmente matando a fantasia na idade infantil, não se conseguirá ter um adulto imaginativo e criativo.

Jacira Boeck

  • Terapeuta Vibracional Floral

Veja Também...