energetico-criancas
Pediatria

Crianças e Energéticos

By

Feitos de uma mistura de açúcar, vitaminas, guaraná, ginseng e cafeína, essas bebidas, segundo o estudo, devem ser reguladas para a restrição do consumo entre crianças e adolescentes.

Os riscos para a saúde associados às bebidas energéticas, pontua o estudo, são principalmente atribuídos aos seus altos níveis de açúcar e cafeína.

Algumas bebidas possuem mais de oito vezes a quantidade de cafeína de uma dose de café (100 mg da substância por 30 ml, contra as 12 mg de um cafezinho).

Estudos anteriores estabeleceram que o consumo de cafeína começa a ficar tóxico para o organismo quando ele é superior a 400 mg/dia em adultos, 100mg/dia em adolescentes (12-18 anos) e 2mg/kg em crianças menores de 12 anos — os maiores riscos estão associados a disfunções no ritmo cardíaco.

adolescente-energetico

De acordo com o estudo, o uso abusivo de energéticos pode levar a danos nos rins, aumento da pressão arterial e desordem mental associada à agressividade e à ansiedade. Consumidos frequentemente, também elevam o risco de obesidade e de condições associadas ao alto consumo de açúcar — como o surgimento de cáries nos dentes e diabetes.

Privação do sono, fadiga, cansaço, dores de cabeça, dor de estômago e irritabilidade também estão associados ao consumo. Benefícios de curto prazo também foram encontrados — como a melhora da atenção e a restauração da fadiga. Para os autores, no entanto, os benefícios não superam os malefícios.

Mais de 5 mil casos foram relatados nos EUA, de pessoas que ficaram doentes após o consumo de energéticos entre 2010 e 2014 onde 50% deles eram crianças entre 6 e 14 anos.

Muitos destes casos envolveram efeitos secundários graves como convulsões, arritmia cardíaca e pressão alta.

“Crianças não vão às lojas comprar os produtos. A maioria encontra na geladeira de casa, deixados pelos pais ou irmãos mais velhos.”

No Canadá, três adolescentes morreram por causa do consumo do energético e 35 foram os que sofreram efeitos colaterais sérios como amnésia e batimento cardíaco irregular.

Imagine um aparelho que trabalha com 110v sendo ligado em uma tomada 220v… Isso é o que acontece quando uma criança ou adolescente consome uma latinha de energético.

E AÍ? VAI PAGAR PRA VER?

Dra Jacira Bandeira Boeck

Dra. Jacira Bandeira Boeck é

Terapeuta Floral

Terapeuta Homeopata

Terapeuta Vibracional Quântica (Fisioquantic)

Pscicanalista, Reichiana, Pesquisadora

Gestora de Práticas Integrativas Complementares

atua no Projeto Saúde na Escola

Sócia ADM na PedFlor Medicina e Terapias

Veja Também...