beneficios-da-arteterapia-criancas
Terapia

benefício da ARTETERAPIA para crianças

By

A Arteterapia é uma abordagem baseada no uso de várias formas de expressão artística onde a função terapêutica da arte é permitir a expressão de vivências não verbalizadas que estão fora do alcance da elaboração racional. Por trabalhar bastante com a imaginação e a fantasia, a Arteterapia contribui de forma significativa no processo terapêutico de crianças e adolescentes.

Ao utilizar recursos artísticos como pinturas, colagem, modelagem entre tantos, bem como o manuseio de papeis, tintas, argila, massa de modelar, corpo e tantos outros materiais concretos, a Arteterapia possibilita a elaboração dos conteúdos internos mais facilmente. Esses conteúdos psíquicos se expressam de forma imagética cuja atividade artística apresenta-se como uma via prazerosa, uma ponte para acessar esse universo simbólico.

Ao trabalhar com o universo lúdico, dando asas à imaginação, as crianças vão apresentando informações sobre suas histórias, sobre como se sentem e as suas tentativas de elaborar o que lhe são conflituosos, cabendo ao terapeuta mediar a produção de símbolos do inconsciente e a situação emocional vivida por elas, possibilitando assim, através da observação, que o arte terapeuta faça a intervenção necessária para ajudá-las a se fortalecer e a lidar com o que o está interferindo no seu desenvolvimento, resgatando o potencial criativo e imaginativo, aumentando assim a sua integração e socialização, dando forma a conteúdos subjetivos, podendo também reconfigurá-lo, dando novos sentidos.

Em uma sessão de Arteterapia a criação acontece de forma espontânea, sem preocupação com padrões estéticos, sendo possível a criança resgatar o potencial criativo e imaginativo e, desta forma, facilitando que alcance sua singularidade como sujeito, onde a expressão verbal vem para proferir o que foi elaborado plasticamente, pois a criança estará tranquila para falar sobre suas próprias obras, sem medo e sem regras, sendo espontâneo e sensível ao olhar sua produção e projetar nelas seus sentimentos e necessidades.

Assim, a Arteterapia proporciona a criança, através da arte, o direito de dizer o que sente, falando por meio de atividades lúdicas, ao mesmo tempo facilitando o contato dela com suas questões por um viés criativo, expressando seus desejos e conflitos, ao mesmo tempo em que proporciona o alivio do estresse e a ansiedade.

Pois a criança, quando entra no mundo simbólico, está mostrando como pensa, sente e age, se organiza, aprende, interage com o meio, enfim nos mostra como está construindo sua história de vida.

Deste modo, a Arteterapia vem integrar arte e terapia, contribuindo na condução ao autoconhecimento,
permitindo, assim, que a criança possa trilhar seu caminho em busca de si próprio e, sobretudo, recuperar sua autoestima, resgatando a própria criatividade para assim superar e reinventar sua própria vida.

 

Veja Também...